Na última quinta-feira (13), a Renais do Cariri, em parceria com as clínicas Clinirim e UroRim, realizou uma ação de prevenção e conscientização sobre a saúde renal.  A iniciativa faz parte da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais.

No ano de 2025 estivemos em dois pontos estratégicos da região: a Praça da Estação, em Barbalha, e o Centro de Eventos, no Horto, em Juazeiro do Norte. 

Durante a ação, foram oferecidos atendimentos gratuitosorientações médicas e exames básicos para avaliar a saúde dos rins. Especialistas destacaram a importância de hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibradaingerir água regularmente e evitar o uso excessivo de medicamentos sem prescrição médica, algo tão recorrente em nossa realidade.

Devemos nossos agradecimentos aos profissionais voluntários da Renais do Cariri que fizeram parte desse momento de grande importância para a comunidade, aos estudantes da Liga de Nefrologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), coordenada pela Professora e Médica Nefrologista Cristianne Alexandre, e aos profissionais da Clinirim, sempre em parceria com a Renais do Cariri em prol da qualidade de vida do paciente renal crônico, na prevenção às doenças renais e incentivando a doação de órgãos.

Campanhas como essa, reforçam o compromisso das entidades envolvidas em promover a saúde renal e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para prevenir complicações futuras.  

Final da ação Dia Mundial do Rim. Horto. 13 de março de 2025. Foto: Nathalie Fernandes

Duda Rodrigues

Desde muito jovem, enfrento desafios de saúde que moldaram minha trajetória e visão de mundo. Aos 18 anos, comecei a apresentar os primeiros sintomas e, aos 19, fui diagnosticada com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), de fato. Aos 21, tornei-me renal crônica — condição que me motiva e instiga a inspirar outras pessoas na luta pela vida.

Em 2022, tornei-me voluntária na Renais do Cariri e, desde então, venho buscando contribuir com minha experiência para apoiar quem enfrenta ou já enfrentou os mesmos desafios que eu.

Atualmente, curso Jornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA), com o objetivo de me capacitar para contribuir de maneira mais assertiva com a instituição e com os pacientes renais. Além disso, busco ampliar as campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos e a prevenção de doenças renais. Essas causas se tornaram minhas causas — e, com toda certeza, juntos conseguiremos levar nossa mensagem ainda mais longe.

Postagens Populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima