Campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Dia Mundial do Rim

Malvino Salvador, um apoiador da causa renal.

    No próximo dia 14 de março de 2024, será celebrado o Dia Mundial do Rim, e a Sociedade Brasileira de Nefrologia lançou a campanha “SAÚDE DOS RINS, EXAME DE CREATININA PARA TODOS – porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

 

    Essa campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde renal e chamar a atenção das autoridades para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que necessitam de um diagnóstico rápido, tratamento adequado e igualitário.

 

    Estima-se que 3,1 milhões de pessoas no mundo tenham alguma doença renal. Uma em cada 10 mortes é atribuída à doença renal crônica, e a principal razão para essa estatística é a falta de diagnóstico rápido e preciso, o que impede o início de um tratamento adequado. Por isso, é fundamental chamar a atenção das autoridades competentes para o cenário que afeta a vida de muitas pessoas.

 

    Muitas ações estão programadas para abranger e alcançar o maior número possível de pessoas, incluindo governantes, legisladores, educadores, profissionais da saúde e, principalmente, a população em geral. Diversas peças publicitárias serão produzidas para utilização em eventos, em mais de 900 localidades, além da iluminação de monumentos e prédios públicos, eventos educativos, aulas, ações de Ligas Acadêmicas, entre outras iniciativas nas redes sociais.

 

    Hoje, o Brasil conta com cerca de 150 mil pacientes em hemodiálise, sendo que aproximadamente 48 mil pessoas aguardam por uma vaga nas clínicas de diálise espalhadas pelo país. No território brasileiro, somam-se 872 clínicas de diálise, sendo que a maioria delas pertence à rede particular.

A Renais do Cariri

    No dia 14 de março de 2024, a Renais do Cariri estará na Praça da Estação em Babalha, junto aos profissionais da Clinirim, Laboratório Vicente Lemos e estudantes do curso de enfermagem da Unileão realizando uma ação de prevenção às doenças renais e de diagnóstico precoce. Contaremos com o apoio da UroRim, Unirim, ABCDT e Governo Municipal de Barbalha.

Dia Mundial do Rim, 2024