O Câncer de Mama é um tumor maligno que se desenvolve graças a células que se multiplicam de forma anormal no organismo, sendo o tipo mais comum de câncer entre as brasileiras.

  No Brasil estima-se que a cada ano surgem mais de 60 mil novos casos e dezenas de milhares de pessoas entram para a estatística na lista dos falecidos, tornando assim de extrema importância alguma forma de conscientização.

  Com isso, foi criada em 1997 a campanha OUTUBRO ROSA, com a intenção da prevenção pelo diagnóstico precoce, ou seja, no intuito de PREVENIR através de informações. 

  • ALGUNS SINTOMAS são caroço na axila; inchaço em toda a mama; mamilo invertido; irritação na pele, pele com aspecto enrugado, entre outros. 
  • PRINCIPAIS FORMAS DE PREVENÇÃO: 1) praticar atividade física; 2) alimentação saudável e manter o peso corporal adequado; 3) evitar consumo de bebidas alcoólicas; 4) não fumar e evitar o tabagismo passivo; 5) amamentar; 6) REALIZAR MAMOGRAFIA; 7) autoexame

Diante da percepção de algum sintoma, é de extrema importância buscar um especialista (mastologista e/ou ginecologista), havendo algum nódulo suspeito é necessário realizar uma biópsia para análise.

Recebendo um diagnóstico no início da doença, torna-se maior a chance de cura, garantindo uma qualidade de vida melhor ao paciente e um tratamento menos agressivo ou evasivo.

Contudo, a RENAIS DO CARIRI se mostra comprometida a informar sobre a importância do autocuidado, tudo em prol da qualidade de vida. 

Outubro Rosa 2
Outubro Rosa 2022

Duda Rodrigues

Desde muito jovem, enfrento desafios de saúde que moldaram minha trajetória e visão de mundo. Aos 18 anos, comecei a apresentar os primeiros sintomas e, aos 19, fui diagnosticada com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), de fato. Aos 21, tornei-me renal crônica — condição que me motiva e instiga a inspirar outras pessoas na luta pela vida.

Em 2022, tornei-me voluntária na Renais do Cariri e, desde então, venho buscando contribuir com minha experiência para apoiar quem enfrenta ou já enfrentou os mesmos desafios que eu.

Atualmente, curso Jornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA), com o objetivo de me capacitar para contribuir de maneira mais assertiva com a instituição e com os pacientes renais. Além disso, busco ampliar as campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos e a prevenção de doenças renais. Essas causas se tornaram minhas causas — e, com toda certeza, juntos conseguiremos levar nossa mensagem ainda mais longe.

Postagens Populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima