fbpx
Search for:

Dia Mundial do Rim

Membros da Associação Renais do Cariri, junto aos profissionais da Clinirim e pacientes renais em hemodiálise e transplantados.

A Renais do Cariri, profissionais da Clinirim (Clínica de Doenças Renais de Barbalha), do Laboratório Vicente Lemos e alunos do curso de enfermagem da Unileão, estiveram reunidos numa ação na praça da estação em Barbalha

    A ação fez parte da campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado na segunda quinta-feira do mês de março. A campanha tem por objetivo a atenção à saúde dos rins, com foco na prevenção às doenças renais, no diagnóstico precoce e no tratamento adequado.

Ação realizada em comemoração ao Dia Mundial do Rim
Início da ação, por volta das 8h30

    Muitas pessoas que estavam ou passavam pelo local ficaram curiosas em saber o que estava acontecendo. Foi realizada uma panfletagem pelas redondezas da praça e a população foi alertada sobre a importância da prevenção às doenças renais e do diagnóstico precoce. 

 

    Lá, estava presente um forte grupo de colaboradores: doutores nefrologistas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e estudantes do curso de enfermagem da Unileão, que pesavam e mediam cada uma das pessoas, aferindo a pressão arterial e o índice glicêmico. Uma ficha com as informações era preenchida e avaliada pelo “nefro”, que, em caso de parâmetros fora da “taxa de normalidade”, entregava um voucher ao cidadão para realizar um exame chamado “CREATININA” de forma totalmente gratuita no Laboratório Vicente Lemos, tão presente e atuante nessa causa. Para animar a manhã, as representantes do Vicente Lemos estavam realizando uma brincadeira, oferecendo prêmios para quem tivesse a sorte de girar a roleta e ela parar em “brinde” ou “voucher checkup”.

 

(O resultado da glicemia era uma taxa para leve noção, já que esse exame deve ser realizado em jejum, e por conta do horário muitos dos populares já haviam se alimentado. Foram encaminhadas para realizar o exame as pessoas com pressão arterial fora do eixo de normalidade, histórico de doenças renais na família e pessoas acima de 60 anos)

Alexandra, técnica em enfermagem na Clinirim e representantes do laboratório Vicente Lemos. A querida "Xandra" teve sorte e levou para casa uma agenda.
Estudantes do curso de enfermagem da Unileão em ação com os profissionais da Clinirim

Creatinina, qual a importância de sua dosagem?

    Por esse exame, o médico nefrologista pode analisar a saúde dos rins e identificar alguma possível doença no organismo do paciente, verificando se as taxas estão normais, muito altas, ou muito baixas.

 

    Esse é um parâmetro capaz de sinalizar se os rins estão em pleno funcionamento.

“Creatinina” é uma das palavras-chave que compõe o tema da campanha do Dia Mundial do Rim no ano de 2024: “Saúde dos Rins, exame de Creatinina para todos. Porque todos têm direito ao diagnóstico e tratamento adequado”.

Campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Dia Mundial do Rim

Malvino Salvador, um apoiador da causa renal.

    No próximo dia 14 de março de 2024, será celebrado o Dia Mundial do Rim, e a Sociedade Brasileira de Nefrologia lançou a campanha “SAÚDE DOS RINS, EXAME DE CREATININA PARA TODOS – porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

 

    Essa campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde renal e chamar a atenção das autoridades para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que necessitam de um diagnóstico rápido, tratamento adequado e igualitário.

 

    Estima-se que 3,1 milhões de pessoas no mundo tenham alguma doença renal. Uma em cada 10 mortes é atribuída à doença renal crônica, e a principal razão para essa estatística é a falta de diagnóstico rápido e preciso, o que impede o início de um tratamento adequado. Por isso, é fundamental chamar a atenção das autoridades competentes para o cenário que afeta a vida de muitas pessoas.

 

    Muitas ações estão programadas para abranger e alcançar o maior número possível de pessoas, incluindo governantes, legisladores, educadores, profissionais da saúde e, principalmente, a população em geral. Diversas peças publicitárias serão produzidas para utilização em eventos, em mais de 900 localidades, além da iluminação de monumentos e prédios públicos, eventos educativos, aulas, ações de Ligas Acadêmicas, entre outras iniciativas nas redes sociais.

 

    Hoje, o Brasil conta com cerca de 150 mil pacientes em hemodiálise, sendo que aproximadamente 48 mil pessoas aguardam por uma vaga nas clínicas de diálise espalhadas pelo país. No território brasileiro, somam-se 872 clínicas de diálise, sendo que a maioria delas pertence à rede particular.

A Renais do Cariri

    No dia 14 de março de 2024, a Renais do Cariri estará na Praça da Estação em Babalha, junto aos profissionais da Clinirim, Laboratório Vicente Lemos e estudantes do curso de enfermagem da Unileão realizando uma ação de prevenção às doenças renais e de diagnóstico precoce. Contaremos com o apoio da UroRim, Unirim, ABCDT e Governo Municipal de Barbalha.

Dia Mundial do Rim, 2024

Encontro Mensal

    No dia 25 de fevereiro de 2024, tivemos um encontro em nossa sede, localizada na rua João Alves de Souza, 286, bairro Santo Antonio, em Juazeiro do Norte. Houve um momento de conexão através de uma roda de conversa, lanche e jantar. Os assuntos tratados foram sobre a Renais do Cariri- sua fundação, sua trajetória e sua importância na sociedade. Além disso, foi trazido um dado alarmante de nossa região: de 1200 pessoas em hemodiálise, apenas 80 estão na lista de espera por um rim- o que ressalta a carência de informação e apoio que têm esses pacientes.